Emoção X Dieta
Geralmente, no primeiro atendimento, o Coachee está sempre com uma carinha de desânimo, sem acreditar muito que desta vez será diferente das anteriores.
Os relatos costumam ser do tipo: “me sinto um fracasso”, “não consigo emagrecer”, “já fiz de tudo”, e por ai vai…
Normalmente uma pessoa chega nessa situação quando já está há algum tempo acima do peso que considera ideal e quer emagrecer, mas por algum motivo não está conseguindo.
O pior de tudo isso é que, cada vez que ela tenta, seu emocional fica mais abalado e com uma enorme sensação de frustração!
De que mais uma vez fracassou e isso vai só desmotivando.
A pergunta é: emagrecer para ser feliz ou ser feliz para emagrecer?
Saiba que na resposta desta pergunta está a chave de tudo! As suas emoções durante o processo (eu disse DURANTE) irão determinar se você irá ou não conseguir!
Não dá pra ser feliz só no ponto de chegada! Você precisa se apaixonar pelo processo! Gostar do novo estilo de vida! Trabalhar o seu emocional durante a reeducação alimentar.
Não rola ficar ansioso e desesperado para eliminar o excesso de peso, nada de ficar refém da balança ou do espelho e muito menos desses aplicativos que contam calorias. Saiba, que se você ficar nessa ansiedade descontrolada vai acabar estragando tudo.
Se você já fez cursinho pré vestibular alguma vez na vida, talvez se lembre (caso não tenha feito não tem problema, vou te contar como é… ), quando estão chegando as primeiras fases dos grandes vestibulares, tipo FUVEST / UNICAMP / UNESP …
Os professores começam um trabalho de motivação com os alunos, dando força, garra, gana… deixando os alunos a ponto de bala para detonar na primeira fase do vestibular.
Os alunos ficam com a confiança de que irão passar! Eles querem muito passar!
E acredite em mim! Falo com conhecimento de causa! Fiz um ano e meio de cursinho: Por mais que os alunos dominem TODO conteúdo que caíra no vestibular. Eles precisam MUITO desta força, desta garra, desta motivação e desta gana para passar!
Entenda: você precisa focar no processo completo e não apenas no ponto de chegada.
Se você não estiver bem! Se você estiver triste, desmotivado e entrar nessa pra perder… você vai perder!
Então o que fazer?
Antes de qualquer coisa! Antes de dar o primeiro passo. Pare por um instante! Sente em um ambiente tranquilo, e reflita profundamente sobre todas as áreas de sua vida!
Tente entender o que está acontecendo e como estão as outras áreas de sua vida neste momento! Esqueça por alguns instantes essa questão de excesso de peso, concentre-se apenas nas demais áreas e reflita com o coração aberto e disposto a entender o que vem se passando com você.
Amanhã continuamos nossa conversa… não esqueça de ter esse bate papo de você com você, tá?
Um grande beijo…
Você me encontra também nas redes sociais:
Instagram como @renatabarrantesoficial
e Facebook Renata Barrantes
One Responses
Ola, Rê. Otimo post. Se me permite um acréscimo, as questões de peso tambem podem ter origem em questões emocionais não resolvidas no passado, podendo até ter origem na infância com grandes sensações de desvalorização ou mesmo grandes perdas ou falta de recursos. E como vc mesma disse, precisa-se olhar mais para o emocional, não se esquecendo, claro, para os aspectos nutricionais e exercicios fisicos.
Parabens pelo seu trabalho e grande beijo.