Sobre Gordura Saturada
Não importa o que eu penso, nem o que o médico “xyz” diz. Quando falamos em ciência, as “opiniões” de especialistas não importam.
Mesmo se ele estiver na TV, no rádio, na Ana Maria Braga ou no Fantástico. Não importa!
O que está na imagem que deixo aqui para vocês é de um estudo sério. É uma meta-análise de estudos observacionais realizada em 2015.
Quem me acompanha há algum tempo, já sabe que há uma enorme diferença entre os tipos de estudos e artigos científicos.
Então, nesta revisão sistemática, foi possível observar a associação entre o consumo de gorduras SATURADAS (aquela que você consome quando come carnes, queijos, frango com pele, …), gordura Trans e o risco de mortalidade associado a doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2.
O resultado foi:
- Existe uma forte associação positiva entre o consumo de gorduras do tipo Trans e doenças cardiovasculares e mortalidade.
- Não existe nenhum tipo de associação entre o consumo de gordura e Diabetes tipo 2 (o que era meio óbvio, uma vez que a Diabetes está relacionada ao consumo excessivo de carboidratos ou por uma disfunção metabólica autoimune).
- NÃO EXISTE NENHUMA ASSOCIAÇÃO ENTRE GODRURA SATURADA E AS CAUSAS DE MORTALIDADE RELACIONADAS À DOENÇAS CARDIOVASCULARES E CORONARIANAS (sim, pode ler de novo. Você não leu errado).
O artigo aponta ainda que quando a gordura saturada é substituída por carboidratos (lógico que não está se referindo à carboidratos presentes na banana e mandioca, mas sim dos refinados, que estão na bolacha, pães, … ) vê-se um aumento no LDL (que é conhecido como colesterol ruim)!
Você entendeu?
Quando você “corta” gordura saturada, mas não “corta” seu biscoito, bolo, chocolate, cerveja, arroz branco, sorvete e pão, não está fazendo absolutamente nada pelo seu colesterol! Está piorando a situação!
O estudo demonstra sim, que ao trocar a gordura saturada por poliinsaturada pode reduzir o RISCO (relativo, não absoluto) de doenças coronarianas, mas deixa claro que quando essa troca é feita por carboidratos, o negócio trás apenas prejuízos para a saúde cardiovascular.
Em letras garrafais diz na primeira página que as diretrizes nutricionais PRECISAM ser revistas, com base nas evidências atuais!
Envie este material para alguém que você conhece e precisa saber disso.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Será um imenso prazer responder.
Nutricionista Renata Barrantes
Agende sua consulta através do WhatsApp: (11) 9.1164-4877.