O quê você está procurando?
  • /
  • Destaques
  • /
  • Alimentos que te ajudam a pensar melhor!
Alimentos que te ajudam a pensar melhor!

Alimentos que te ajudam a pensar melhor!

Você sabia que refrigerante no café da manhã pode prejudicar a sua capacidade cognitiva? E que a ingestão de verduras, legumes e ovos favorecem o funcionamento da memória? E que Chia e Castanha podem auxiliar na prevenção contra o Alzheimer? Sabia que alguns industrializados podem ter relações diretas com quadros depressivos e que podem alterar os níveis de humor, ansiedade e agressividade?

Geralmente quando escolhemos o que vamos ingerir nem pensamos em quais funções aquele alimento desempenhará em nosso organismo. Nem imaginamos que os alimentos que comemos podem influenciar em nossa capacidade de concentração e até mesmo na disposição.

Há alguns estudos recentes que mostram que os alimentos que ingerimos podem influenciar na maneira como raciocinamos e nos relacionamos com o mundo. Já parou para refletir o quanto isso é sério?

Aquele nervosismo, ansiedade ou tristeza que aparentemente surgiu do nada, pode ser proveniente de um alimento que você comeu no almoço, por exemplo. Que loucura pensar assim, né? Mas diversas pesquisas apontam que a farinha de trigo e o açúcar refinado causam alterações no cérebro que podem levar as pessoas a apresentarem desde a ansiedade até quadros depressivos.

Devemos lembrar que o cérebro é o órgão mais exigente do corpo humano, ou seja, o que possui algumas necessidades dietéticas específicas para um bom funcionamento. Pensando assim, não é de se estranhar que mantê-lo “alimentado” de forma adequada melhora os mecanismos cognitivos.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido, pela doutora em nutrição Barbara Stewart-Knox, professora na Universidade de Ulster, mostrou que crianças que iniciavam o dia com bebidas gasosas e industrializados açucarados tinham um desempenho similar à um idoso de 70 anos em testes de atenção e memória. Nesta pesquisa observou-se também que os voluntários que ingeriram alta quantidade de proteína no café da manhã obtiveram melhores resultados em suas atividades diárias.

O famoso ovo, que já foi alvo de grandes polemicas, é o queridinho da vez. Estudos mais recentes indicam que o omelete acompanhado de uma boa salada pode ser uma escolha um tanto inteligente. O ovo é rico em colina, substância responsável em produzir um neurotransmissor chamado acetilcolina. Baixos níveis desse neurotransmissor (acetilcolina) também estão associados à doença de Alzheimer.

Há estudos que indicam que o aumento da ingestão de alimentos ricos em acetilcolina podem diminuir o ritmo da perda da memórias relacionada à idade.

Os legumes e verduras também são ingredientes importantíssimos para o bom funcionamento cerebral, uma vez que são ricos em vitaminas.

 

vegetais

 

As vitaminas C e E atuam como neuroprotetoras, por serem antioxidantes. A B12 e o ácido fólico melhoram a memória. A ingestão desses alimentos crus ricos em betacaroteno e outras vitaminas, ajudam a manter os neurônios em bom estado de funcionamento.

As guloseimas altamente processadas, como bolos, biscoitos, pães e massas, que contém ácidos graxos trans, não apenas provocam o acúmulo de gordurinhas indesejáveis… os malefícios causados por estes alimentos vão muito além dos quilinhos a mais. Já há dados divulgados pela Sociedade de Neurociência de que este tipo de alimento interfere diretamente nas funções cerebrais.

Ratos e Camundongos criados a base de junk food tiveram dificuldades para sair de um labirinto e levaram mais tempo para lembrar soluções de problemas que já tinham resolvido anteriormente. Com seres humanos, a ação deste tipo de alimento não é diferente.

Nossos avós tinham razão, comer peixe faz muito bem para a saúde. Por conter o famoso Omega 3. A substância também pode ser encontrada em castanhas. Esse nutriente além de alimentar o sistema cerebral, lubrifica os sistemas cerebrais em desenvolvimento, como também parece ajudar a retardar a instalação de quadros de demência.

Hoje há a opção de suplementar o omega 3 com cápsulas disponíveis no mercado, uma vez que está cada vez mais difícil encontrar peixes de qualidade. Há muitos peixes contaminados com mercúrio, mas falaremos sobre isso em uma outra oportunidade.

Estudos revelaram que camundongos mais velhos, de uma linhagem genética alterada para desenvolverem a doença de Alzheimer, tiveram 70% menos placas amiloides associadas à doença quando faziam uma dieta rica em DHA (Omega 3).

 

Omega 3

 

Um estudo recente realizado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) revelou que o consumo de sementes de chia e seu óleo, além das propriedades nutritivas, também ajuda na prevenção de Câncer e Alzheimer. Este experimento comprovou a sua ação antioxidante e a capacidade deste alimento em prevenir o envelhecimento precoce das células.

Ao criarmos consciência de que um alimento deve conter muito mais qualidades do que um sabor agradável, passamos a fazer escolhas conscientes que nos levarão à uma melhor qualidade de vida.

Espero que tenha gostado desse Post e que a partir de hoje passamos a ser mais criteriosos com o que levamos à boca!

Estou aqui para te ajudar nessa caminhada!

Um grande beijo e até mais!

 

Renata Barrantes

 

 

 

Você me encontra também nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/blogrenatabarrantes/?ref=settings&qsefr=1

Instagram (@re_barrantes): https://www.instagram.com/re_barrantes/

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Renata

Criadora do Programa de Emagrecimento Corpo dos Sonhos, Nutricionista, Farmacêutica, Life Coach, Analista Comportamental, Terapeuta e Especialista em Emagrecimento!

Como passou por um processo de grande emagrecimento, aproximadamente 40Kg, decidiu se dedicar a compartilhar tudo o que aprendeu durante o seu processo para ajudar outras pessoas nesta batalha contra o excesso de peso.

Tem a missão de ajudar as pessoas emagrecerem de forma definitiva, adotando uma nova mentalidade! Obstinada por resultados, seu programa visa a mudança de dentro para fora, que vai muito além das dietas convencionais. Acredita que através dessa metodologia de trabalho, corpo e mente, possa ajudar outras pessoas a conquistarem seu objetivo de maneira totalmente saudável e leve.

Com um dom para servir, Renata decidiu se dedicar em ajudar outras pessoas a mudarem a relação com os alimentos e consequentemente adotarem um estilo de vida mais saudável, mostrando a elas que é possível ter uma alimentação saudável sem deixar de ser prazerosa.!

Atualmente alcança pessoas de todo o mundo com o seu curso de emagrecimento online e também faz atendimentos individuais personalizados.

O seu corpo é o seu templo, cuide bem dele. Saúde não é só por fora, é por dentro também. Mantenha bem cuidado. Corpo e Mente. Nunca é tarde para começar a cuidar mais de você!

Espero que goste e aproveite todo o conteúdo disponivel aqui!

Para informações e agendamentos entre em contato através do Whatsapp ou e-mail:

Whatsapp (11) 9.6414-1971 ou contato@renatabarrantes.com.br

Emagrecer com prazer
Emagrecer com prazer
1 de outubro de 2024
3 motivos para comer ovos no café da manhã
Por que engordamos?
Por que engordamos?
9 de outubro de 2023
Dieta Low Carb
Dieta Low Carb
3 de julho de 2023
Motivos para incluir o abacaxi na sua rotina
Aline Bueno On:
Pão Low Carb de Farinha de Amêndoas
2024-09-03 22:01:49
João Pedro On:
Carqueja
2022-11-14 14:01:13
Maisa Lechado On:
Carqueja
2022-11-10 08:33:16

Participe da nossa comunidade no Facebook. Acesse aqui.