Benefícios da Cúrcuma
Também conhecida como açafrão-da-terra, possui em sua composição a curcumina, um composto que possuí milhares de estudos.
Podemos dizer que sua propriedade mais importante é o seu potencial anti-inflamatório.
É conhecido que, um organismo inflamado pode desencadear doenças como dor crônica, depressão, colite, artrite, colesterol alto e, até mesmo, câncer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A cúrcuma também contribui com a saúde da pele, tem ação cicatrizante e antioxidante. Além disso tem papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico.
Estudos indicam que pode haver potencial para a melhora da saúde mental, como um instrumento redutor dos sintomas de depressão, além de ajudar a melhorar a performance cognitiva, diminuindo a neuroinflamação e aumentando a secreção de BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro que está relacionada a processos de plasticidade cerebral como a memória e aprendizado).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A cúrcuma ainda pode ser aliada no controle do diabetes/glicemia, ajuda no combate a obesidade, bem como no manejo da doença inflamatória intestinal!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enfim, não é de hoje que a cúrcuma tem seus benefícios reconhecidos, já que há séculos é aplicada na medicina chinesa e ayurveda, bem como na medicina integrativa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Procure incluir esse ingrediente em seus shots matinais ou em suas receitas, dando preferência para os produtos de origem orgânica.
Temos também a opção de suplementar. Por isso a importância do acompanhamento com um Nutricionista Funcional para que você possa obter as informações de forma individualizada.
Lembrando que, grávidas devem evitar pois pode causar contrações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E você, costuma utilizar a cúrcuma no seu dia a dia?
Envie este material para alguém que você conhece e precisa saber disso.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Será um imenso prazer responder.
Nutricionista Renata Barrantes
Agende sua consulta através do WhatsApp: (11) 9.6414-1971