O que ninguém te conta sobre o emagrecimento
Se para emagrecer basta consumir menos calorias do que gastamos diariamente, é muito fácil e simples, não é mesmo?!?! Qualquer criança que já sabe somar consegue sozinha, calcular as calorias ingeridas durante o dia. A partir disso, sabendo o seu metabolismo basal (diga-se de passagem, tem vários aplicativos que já calculam tudo isso sozinho)… PRONTINHO! Emagrecer virou mamão com açúcar! (ops! cancela o açúcar! … rsrs
Seguindo essa linha de raciocínio, emagrecer é muito fácil e qualquer um consegue… basta contar as calorias ingeridas e consumir menos do que “gastamos” diariamente. Simples assim! E se você não consegue, é porque você não tem capacidade ou força de vontade suficiente para isso… (não é assim que a mídia e muitos profissionais da saúde “te vendem” o emagrecimento?!!)
Parece piada, mas essa é a triste realidade …
Mas acredite, você tem sim força de vontade! A culpa de não conseguir vai muito além da falta de força de vontade, que tentam colocar na sua cabeça. E você vai começar a entender tudo a partir de agora.
Mas o que ninguém te conta é que…
Os hormônios, as enzimas e os fatores de crescimento estão relacionados com a regulação do tecido adiposo, assim como outros processos em nosso organismo. Sendo assim, ao contrário do que pensamos, NÃO ENGORDAMOS APENAS PORQUE COMEMOS DEMAIS.
Engordamos porque o excesso de carboidratos refinados em nossa dieta, também nos faz engordar!
Ao consumir carboidratos em excesso, ocorre um desequilíbrio hormonal e não apenas calórico. Há um estímulo na secreção de insulina que é ocasionado pela alta ingestão de alimentos ricos em carboidratos que são de fácil digestão, ou seja os carboidratos refinados.
Esses carboidratos nos fazem engordar e acumular gordura, além de aumentar a nossa fome consideravelmente . Se quisermos emagrecer e nos manter magros, precisamos entender isso.
Quanto mais rico em carboidratos simples o alimento e quanto mais fácil de digerir, por exemplo a Cervejinha, o suco de frutas industrializado e os refrigerantes açucarados, são provavelmente os que mais aumentam as chances de fazer você engordar. Se o seu objetivo é emagrecer e se manter magro, evite ao máximo este tipo de alimento.