“Quero trocar gordura por músculo!”
É impressionante o número de pessoas que eu atendo que querem trocar gordura por músculo (nada bobo eles, não é mesmo?!?!), seria ótimo se existisse um mercado de troca onde poderíamos fazer esse “rolo aí”!
Mas a real é que essa mágica não existe!
Ganhar massa magra, é um trabalho bem árduo, intenso, específico, que não acontece através de “dicas”, para que ele aconteça tem que ter um acompanhamento bem de perto, através de um plano alimentar específico e controlado, cada nutriente é calculado meticulosamente, além disso deve haver um treino, um descanso programado e um acompanhamento médico para verificar as taxas hormonais.
No âmbito da nutrição, caso você queira GANHAR músculos, é necessário o cálculo de suas necessidades diárias e depois extrapolar. Sim, é exatamente isso. Suas necessidades serão calculadas e você irá ingerir mais do que necessita. Você será devidamente orientado para isso e o que consumir para que ingira uma quantidade maior do que suas necessidades energéticas diárias. A partir daí, através de um estímulo, ocorrerá o crescimento do músculo.
Já para o processo de emagrecimento, o caminho é exatamente o contrário! A ideia é gerar DÉFICT CALÓRICO! É ingerir MENOS do que é necessário! E além disso, ativar o mínimo possível de insulina (diferente de quando se quer o ganho de massa magra, em que essa ativação é essencial em alguns momentos).
Desta forma, fica bem fácil entender que não é possível fazer os dois ao mesmo tempo! Há que se priorizar um e depois o outro!
Notar que a composição corporal como um todo melhora em qualquer um dos processos. Isso é fato, mas se dedicar de uma só vez aos dois objetivos, completamente antagônicos, e conquistar os dois resultados, em sua totalidade, ao mesmo tempo, é contestável.
Renata, por onde você sugere começar?
Quando o indivíduo está com o percentual de gordura muito alto, sugiro que primeiro reduza, para posteriormente iniciar o processo de ganho. Isso porque não se ganha músculos somente, durante este processo, um pouco de gordura acaba vindo junto também. Claro, que se ele for extremamente disciplinado, o ganho de gordura é quase que insignificante, mas sempre acaba ganhando um pouco.
Assim como, no processo de emagrecimento, sempre se perde um pouco de massa magra.
Mas tudo isso é facilmente revertido durante o processo completo, se for integralmente acompanhado por bons profissionais!
Mas como eu sempre digo, não há outro caminho: dieta, treino, consistência e paciência! Sem mercadinho de troca!