Sobre as Bebidas
Vamos começar pela MAIS IMPORTANTE e que deve fazer parte do seu dia: A ÁGUA!
Geladinha, com ou sem gás, saborizada ou não, pura ou com rodelas de limão. Não importa! A água deve fazer parte da sua rotina.
Pode ser ingerida durante as refeições, sem medo. Apenas não exagere. Não precisa ter medo, pois não interfere na digestão.
Tenha sempre uma garrafinha de água por perto e mantenha seu organismo hidratado. Você vai perceber como tudo melhora, pele, cabelo, unhas, sono, disposição, funcionamento do intestino,… faz o teste e depois me conta.
Agora vamos falar sobre os SUCOS.
Por mais que sejam gostosos e as frutas venham da natureza, é melhor não abusar.
As frutas, em seu formato original, são compostas por muita fibra, o que naturalmente impede que consumamos uma grande quantidade de açúcar ao consumi-las.
Só que quando se faz um suco coado, toda fibra fica na peneira e o que se tem é um copo em que 6-8 unidades de frutas são “mandadas pra dentro” a goladas sem quase nada de fibra para administrar todo esse açúcar.
Então, vamos combinar assim: se for optar por suco, escolha sempre as frutas menos doces, como limão, kiwi e maracujá ou apenas escolha não coar e usar uma quantidade de fruta que você normalmente comeria naquela ocasião. Pode ser?
Ah, e nem preciso dizer, né?!?! NÃO ADOCE!
Sobre os Chás e café são bebidas excelentes, sem exagero e sem adoçar.
Bebidas alcoólicas são as com que se deve ter moderação (se você está buscando emagrecimento ou ganho de massa magra, o ideal mesmo, é ficarem de fora). Emagrecimento e álcool definitivamente não combinam. Além da questão das calorias, consumir álcool pode te deixar mais permissivo para comer além da conta e isso tem impacto no metabolismo, no perfil hormonal e na síntese proteica (impactando diretamente na construção muscular). Isso sem falar que bebidas como cerveja, por exemplo, são cheias de carboidratos (açúcar).
A dica aqui é, se for beber, escolha aquela que você bebe MENOS e saiba que já está fora do que “deveria”.
Por último, vamos falar dos REFRIGERANTES.
Se você olhar para eles, já ´pode deduzir que não são boas opções de consumo, certo? Se você quer ter uma vida mais saudável, com certeza eles não são uma boa opção.
São cheios de substâncias das quais deveríamos manter distância, mas se a questão for apenas emagrecimento. Não vou mentir. A versão zero é a opção “menos pior” neste caso.
Sempre escolha pelas versões sem açúcar e sem corantes.
Obs.: Para todas as bebidas citadas acima, vale lembrar que, quantidades são individuais.