Sobre substituir a refeição por shake
Antes de começar a falar sobre isso, gostaria de comentar com vocês sobre o Guia Alimentar. Ele orienta a, sempre que possível, optarmos por alimentos minimamente processados.
Seguindo essa mesma linha de raciocínio, vamos iniciar pelo básico:
A melhor opção sempre é o alimento de verdade!
Quando eu digo isso, algumas pessoas me perguntam:
Mas Rê, o que é alimento de verdade?
Vamos lá…. alimento de verdade é tudo aquilo que vem do plantio, cultivo, criação… Que não é necessário abrir pacotinhos ou embalagens para comer. Sabe aquele alimento que quando você deixa por um tempo fora da geladeira ele estraga? Então… é exatamente esse! Que não tem conservantes!
Aquilo que a sua Avó fazia para você com todo amor e carinho é o melhor exemplo de comida de verdade!
Só com essa explicação acima já poderíamos retirar por completo a escolha “do tal do shake”.
Mas ainda assim, vou um pouquinho mais além.
Você já parou e leu com atenção o rótulo do “shake” que é comercializado como uma boa opção para substituir as refeições?
Observando o rótulo de um shake desses, geralmente os ingredientes são: proteína isolada de soja, frutose, fibra de aveia, inulina, óleo vegetal de canola, cloreto de potássio, triglicerídeos de cadeia média, caseinato de cálcio, proteína concentrada do soro de leite, mix de vitaminas e minerais (maltodextrina, ortofosfato férrico, vitamina C, sulfato de zinco, vitamina E, niacinamida, gluconato de cobre, D-pantotenato de cálcio, sulfato de manganês, vitamina B6, tiamina, vitamina A, ácido fólico, iodeto de potássio, selenito de sódio, biotina, vitamina D e vitamina B12), fosfato de cálcio dibásico, óxido de magnésio, estabilizante celulose microcristalina, espessantes: goma xantana, carragena e pectina, antiumectante dióxido de silício, aromatizante, emulsificante lecitina de soja, corantes naturais: clorofila e urucum e edulcorante sucralose. CONTÉM GLÚTEN
Tenho certeza que a maioria dos ingredientes descritos, você nem sabe o do que se trata e muito menos o que é. Outros você até sabe e tem total conhecimento de que não é uma boa opção para a sua saúde.
Ah… e só mais uma coisinha: Frutose e Maltodextrina = AÇÚCAR! (Shake para emagrecer? … acho que não, né?!?! … tsc tsc).
Com relação ao Óleo de Canola prefiro nem me manifestar.
Então vamos ser mais práticos e conscientes. Por que seria melhor eu tomar um shake em vez de comer um prato de comida (com verduras, legumes, carnes, ovos, …)?
Essa é a regra de ouro, então não se esqueça: Quanto menos processado o alimento for, melhor ele será!
Se você gostou desse Post, quero te convidar para dar uma olhadinha nesse aqui também
Você me encontra também nas redes sociais:
Instagram como @re_barrantes e Facebook Renata Barrantes
Se quiser tirar alguma dúvida ou conhecer melhor o processo de Coaching para emagrecimento, entre em contato através do e-mail: contato@renatabarrantes.com.br
Um grande beijo e até mais…